Mais de Axel

sábado, 30 de maio de 2009

Carpe diem

Carpe diem é uma expressão em latim que vem do poema de Horacio que pode ser encontrada em “Odes" (I,, 11.8) onde se lê :

“Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã
Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses
darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia
não brinque. É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho
Se muitos invernos Júpiter te dará ou se este é o último,
que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar
Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo
reescale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento
está fugindo de nós. Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.”

Quem defende o estilo de vida Carpe diem, dizem que o "espírito" da frase pode ser entendido como aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece no momento em que elas se apresentam ou ainda "aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro".
Outros preferem dizer que pensar assim é um estilo de vida consumista e materialista, e que jovens são facilmente seduzidos por essa ideologia pela mídia e por não conhecerem o futuro.

Na minha opinião o problema esta no meio termo, em se manter no controle da situação, coisa rara entre os humanos hoje em dia, já que temos muita facilidade em perder o controle de nossa própria vida. Lí uma certa vez em um livro que não me recordo o nome agora sobre um ensinamento que se aplicava em 3 círculos : o de controle, o da influência e o de preocupação.
O primeiro, o de Controle, consiste nos pontos, atitudes, atividades onde efetivamente nós temos o domínio, onde podemos com nosso esforço mudar e alterar, sem depender de nada nem ninguém.
O segundo círculo que estaria envolvendo o do Controle é o da Influência. Nesse estão às situações que nos permitem, através delas, pedir, solicitar, dar opiniões e ou conselhos. Alguma atitude, gesto ou palavra estaria influenciando alguma situação ou acontecimento.
E o terceiro círculo que envolve os dois primeiros é o da Preocupação. Esse já dispensa comentários , pois conhecemos muito bem, já que a maioria de nós gasta 70% do nosso tempo nele. Não é à toa que ele envolve os dois primeiros.
O mais impressionante é que gastamos no da Influência 25% do nosso tempo e no do Controle apenas 5%. Já que passamos maior tempo nos preocupando, geramos como conseqüência, dores de cabeça, stress, insônia essas coisas....rs
Ocupamos demais a nossa mente com pesamentos negativos, medos, angústias e problemas que são irreais ou não estão sobre nosso domínio no momento.
O importante é quando se deparar com um problema que não está no círculo de Controle, nem no círculo de Influência, não devemos perder tempo deixando-o no círculo de Preocupação. Então teremos mais tempo para nos dedicar a nossos objetivos de vida e adianto um pouco os cabelos brancos e as rugas....rs Assim podemos administrar energia e tempo que gastamos em coisas que não podemos resolver em determinado momento ou que não estão em nosso alcance.
Esse sim é para mim o verdadeiro significado de Carpe diem, em manter o foco no que esta na nossa frente, naquilo que podemos viver e fazer hoje, aproveitar o máximo o dia de hoje. E só para exemplificar mais, faço uma pergunta :
O tempo é inimigo do homem ? Repondo : Não, à menos que você queira mata-lo !rs

E para finalizar esse assunto, gostaria de citar também nosso grande Albert Einstein, em que na teoria da relatividade disse que espaço e tempo estão interligados. Em velocidades próximas à da luz, a massa de um corpo aumenta de forma perceptível, o espaço se contrai e o tempo passa mais devagar.

O tempo passa mais devagar? Como é possível isso? Pode o ritmo do tempo alterar sua pulsação sob determinadas circunstâncias? O tempo, aliás, pulsa realmente?
Assim como eu, vocês também devem ter tido a impressão que na infância o tempo passava mais devagar, Eram tardes que não terminavam, um ano letivo passava lentamente, demoravam séculos para o Natal chegar, aniversários eram tão raros....
Já hoje em dia, nessa nossa correria cotidiana o tempo voa, já estamos no final de maio e parece que foi ontem o réveillon !!!
Será que podemos mudar esse conceito de tempo no nosso dia a dia.... Eu acredito que sim...e você ?
E como estou sem tempo hoje, deixo para escrever sobre isso amanha... rs

Abraços a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário