Mais de Axel

sábado, 30 de maio de 2009

Carpe diem

Carpe diem é uma expressão em latim que vem do poema de Horacio que pode ser encontrada em “Odes" (I,, 11.8) onde se lê :

“Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã
Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses
darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia
não brinque. É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho
Se muitos invernos Júpiter te dará ou se este é o último,
que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar
Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo
reescale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento
está fugindo de nós. Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.”

Quem defende o estilo de vida Carpe diem, dizem que o "espírito" da frase pode ser entendido como aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece no momento em que elas se apresentam ou ainda "aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro".
Outros preferem dizer que pensar assim é um estilo de vida consumista e materialista, e que jovens são facilmente seduzidos por essa ideologia pela mídia e por não conhecerem o futuro.

Na minha opinião o problema esta no meio termo, em se manter no controle da situação, coisa rara entre os humanos hoje em dia, já que temos muita facilidade em perder o controle de nossa própria vida. Lí uma certa vez em um livro que não me recordo o nome agora sobre um ensinamento que se aplicava em 3 círculos : o de controle, o da influência e o de preocupação.
O primeiro, o de Controle, consiste nos pontos, atitudes, atividades onde efetivamente nós temos o domínio, onde podemos com nosso esforço mudar e alterar, sem depender de nada nem ninguém.
O segundo círculo que estaria envolvendo o do Controle é o da Influência. Nesse estão às situações que nos permitem, através delas, pedir, solicitar, dar opiniões e ou conselhos. Alguma atitude, gesto ou palavra estaria influenciando alguma situação ou acontecimento.
E o terceiro círculo que envolve os dois primeiros é o da Preocupação. Esse já dispensa comentários , pois conhecemos muito bem, já que a maioria de nós gasta 70% do nosso tempo nele. Não é à toa que ele envolve os dois primeiros.
O mais impressionante é que gastamos no da Influência 25% do nosso tempo e no do Controle apenas 5%. Já que passamos maior tempo nos preocupando, geramos como conseqüência, dores de cabeça, stress, insônia essas coisas....rs
Ocupamos demais a nossa mente com pesamentos negativos, medos, angústias e problemas que são irreais ou não estão sobre nosso domínio no momento.
O importante é quando se deparar com um problema que não está no círculo de Controle, nem no círculo de Influência, não devemos perder tempo deixando-o no círculo de Preocupação. Então teremos mais tempo para nos dedicar a nossos objetivos de vida e adianto um pouco os cabelos brancos e as rugas....rs Assim podemos administrar energia e tempo que gastamos em coisas que não podemos resolver em determinado momento ou que não estão em nosso alcance.
Esse sim é para mim o verdadeiro significado de Carpe diem, em manter o foco no que esta na nossa frente, naquilo que podemos viver e fazer hoje, aproveitar o máximo o dia de hoje. E só para exemplificar mais, faço uma pergunta :
O tempo é inimigo do homem ? Repondo : Não, à menos que você queira mata-lo !rs

E para finalizar esse assunto, gostaria de citar também nosso grande Albert Einstein, em que na teoria da relatividade disse que espaço e tempo estão interligados. Em velocidades próximas à da luz, a massa de um corpo aumenta de forma perceptível, o espaço se contrai e o tempo passa mais devagar.

O tempo passa mais devagar? Como é possível isso? Pode o ritmo do tempo alterar sua pulsação sob determinadas circunstâncias? O tempo, aliás, pulsa realmente?
Assim como eu, vocês também devem ter tido a impressão que na infância o tempo passava mais devagar, Eram tardes que não terminavam, um ano letivo passava lentamente, demoravam séculos para o Natal chegar, aniversários eram tão raros....
Já hoje em dia, nessa nossa correria cotidiana o tempo voa, já estamos no final de maio e parece que foi ontem o réveillon !!!
Será que podemos mudar esse conceito de tempo no nosso dia a dia.... Eu acredito que sim...e você ?
E como estou sem tempo hoje, deixo para escrever sobre isso amanha... rs

Abraços a todos !

terça-feira, 19 de maio de 2009

O esporte e o profissionalismo

O esporte e o profissionalismo

Como bom esportista que sou ( ou que acho que seja ) rs , tenho acompanhado as mais variadas modalidades esportivas mundo à fora e claro, principalmente no Brasil. Sendo assim, ví que existem sim profissionais no esporte, e que por incrível que pareça, estes não estão no campo do Futebol, que é o mais rentável do País e do mundo. Ví a dificuldade que passa o atleta Diego Hipolito que sofre com a falta de patrocínio, ví a falta de investimendo do governo nos esportes olímpicos como atletismo e a garra dos jogadores profissionais de basquete do Flamengo por exemplo, que mesmo com salários baixos e atrasados mostram determinação, empenho e garra em todos os jogos. Em tempo podemos dizer que não existe essa de corpo mole no esporte.

Mas no Futebol :

No futebol tudo é diferente, ninguém gosta de treinar, se não paga em dia tem corpo mole, se não tá satisfeito pede pra sair. Os jogadores ganham muito mais do que médicos renomados, são milionários e ainda sofrem com depressão, falta de estímulo e tal... Existem partídas que chegam a ser pífias com tanta bola tocada de lado... fala sério....

Já em outros esportes :

Podemos sitar o exemplo de vários, como atletismo, onde o profissional chega a treinar até 8 horas diárias, o ginasta que treina 8 horas com uma folga por semana e olhe lá , o basquete e volei com jogos dia sim, dia não, sem essa de calendário puxado e desculpas esfarrapadas do futebol.

O que quero dizer com esse texto todo , é demonstrar a minha revolta que existe em torno do circo do futebol, com Ronaldos pegando traveco, Adriano com depressão na vila cruzeiro e todos ganhando rios de dinheiro, ingresso o olho da cara, falta de conforto, segurança e organização dos estádios, principalmente na hora de adquirir o ingresso...
Acho que está na hora de começarmos a dar valor a quem realmente se esforça, mas talvez... pensando melhor, acho que esse não é o problema do esporte no Brasil, e sim, o problema do Brasil... Aqui só damos valor àquilo que não presta, não damos valor aos que se esforçam para chegar à ter um lugar ao sol, damos valor à um bundão na televisão que apareceu ontem em algum BBB da vida, ou à uma safada que se projeta na mídia usando o corpo e ficando com os “caras” da mídia e do futebol...

Pra finalizar, no esporte, se quiser encontrar um profissional, você terá que assistir um jogo de basquete, de volei, ou uma corrida de atletismo... coisas desse tipo. Se for ao estádio de futebol poderá ver um jogo como o que ví ano passado : Seleção brasileira 0 x 0 bolívia no engenhão !!! tsc tsc

Maio... Já esta no final...

Verdade,

Maio já esta no final, e pensei que eu quase não escrevi aqui esse mes que passou voando, tambem fiz tantas coisas em tão pouco tempo !rs
Logo lembrei da musica do Kid abelha com o mesmo nome do título do texto, vale a pena dar uma relembrada :

Maio

Maio
já está no final
O que somos nós afinal
se já não nos vemos mais
Estamos longe demais
longe demais

Maio
já está no final
É hora de se mover
prá viver mil vezes mais
Esqueça os meses
esqueça os seus finais
esqueça os finais

Eu preciso de alguém
sem o qual eu passe mal
sem o qual eu não seja ninguém
eu preciso de alguém

Letra de Paula Toller / George Israel

Como estou meio sem paciência para escrever essa madrugada, vou resumir que acho a musica linda, principalmente o final !rs
E o final de Maio tem tudo a ver comigo, já que faço aniversário no fim de maio.
E continuando falando de final, estou saindo do que na astrologia se chama de "inferno Astral" , que apesar do nome, não siginifica algo ruim, é apenas o fim de um ciclo e o inicio de uma nova era, um novo tempo, tempos modernos !rs

E aproveitando a deixa e o espaço no blog, vou finalizar com o salmo 91 hoje, que na minha opnião é o salmo mais poderoso de todos além de servir tanto para te porteger como ao teu próprio lar. Não é perda de tempo e não te custa nem 2 min. dar uma lida rápida no salmo.

Abraços a todos


Salmo 91

1 ¶ Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,

6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

9 ¶ Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Perfeitas imperfeições ...

Perfeitas imperfeições !!!!

Vou começar o texto com uma afirmação : Nada é perfeito ! Até mesmo o mais belo diamante, se visto microscopicamente, veremos suas imperfeições e riscos. A lua em sua plena beleza tem suas crateras e imperfeições, e é claro, nós também, como não poderia deixar de ser, temos nossas imperfeições .

Mas ser imperfeitos nos torna seres incompletos ?
Talvez sim, e talvez esse seja o motivo de procurarmos tanto um complemento para nossa vida, um motivo para viver, e tem gente que procura até se completar com uma outra pessoa...
Estamos sempre a procura da perfeição, em busca da perfeição, em busca de superarmos nossos próprios limites para alcançarmos a superação e chegar a suposta perfeição.
Eu particularmente adoro a sensação de andar no limite, de superar o limite e cada vez mais gosto de andar na linha tenue do meu limite. Descobri essa vocação na minha vida ao começar a correr, algo que eu aconselho a todos, me liberta a mente e minha alma entra em conexão com o corpo, em busca da superação dos limites físicos do cansaço. Limites talvez tenham sido feitos para serem quebrados...rs Com moderação e ressalvas claro.
O importante é que nós aprendemos a amar até o imperfeito, pois sabemos que perfeição não existe nesse plano em que vivemos, e aprendemos a admirar o “perfeito” que Deus criou, como as belas Orquídeas que ví no Jardim botânico (pena q não tinha máquina para fotografar) e aprendemos a perdoar o imperfeito, como o Ser humano que somos e os que estão ao nosso lado.
Não podemos exigir perfeição de nada nem de ninguém, pois nós mesmos não somos perfeitos !
Temos que perdoar para sermos perdoados futuramente, pois uma coisa é certa, todos iremos errar nessa vida... Com toda certeza, você irá errar em algum momento, a diferença é que existem alguns que sabem reconhecer o erro e tentar melhorar para que não aconteça mais e pedir perdão , e outros que ignoram o erro e tentam permanecer na escuridão.

Infelizmente o meio em que vivemos nos compromete muito, pois eu acredito que o meio corrompe sim, o homem que nasce puro, alguns podem ser incorruptíveis, mas a grande maioria cede à algumas tentações e acabamos cometendo alguns erros. Mais importante ainda é a companhia das pessoas que estão ao nosso redor, aquela frase : Diga-me com que tu andas que te direi quem és .
Uma das frases mais sábias já escrita. Importante é estarmos rodeados de pessoas confiáveis e amigas Companheiros que não irão nos abandonar em momentos de angustia nem se aproveitar de momentos de glória.
Lembrem-se que não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmo, assim contribuindo para um mundo melhor.

O mais importante sobre as perfeições imperfeitas é que as vezes simplesmente as amamos, quem nunca amou uma mania boba de uma namorada, ou mais simples ainda, uma nuvem imperfeita que desenha pelos céus quase que sem forma... Ou até mesmo quando você está com raiva de alguem amado, como a nossa mãe por exemplo, mas sabemos que não vivemos bem sem ela ao nosso lado.
A Família é o pilar mais sagrado e base para tudo nessa vida, por isso devemos respeitar a família alheia e nossa sempre.

Perfeição não existe, alcançar a perfeição nesse momento é impossível, mas podemos testar os nossos limites !

Vamos nos tornar pessoas melhores ?

domingo, 3 de maio de 2009

Você pode mudar o Mundo ?

Fluir...

Não, não estou me referindo à revista famosa pelas suas capas lindas com ondas maravilhosas e surfistas brilhando na praia !rs O fluir à que me refiro tem o sentido de se deixar levar....
Vou abordar um pouco sobre o “deixa a vida me levar” e a diferença gritante que isso pode fazer nas nossas vidas. E também é a primeira vez que vou escrever sobre o efeito de algumas “latinhas” de cerveja, já que eu estava à um bom tempo “sóbrio”. Não que eu tenha bebido muito, mas o suficiente para escrever de uma maneira diferente, acho eu !rs

Existe um provérbio chines que diz que a vida é como um rio, e nós estamos passando por esse rio, e que podemos passar pelo rio de duas maneiras : Uma é como um tronco de madeira, sem rumo, perdido e correndo o risco de afundar a qualquer momento, a mercê da sorte e do destino, seja como o rio quiser... E também como um Grande Navio, um a embarcação imponente que é capaz de controlar o seu próprio destino, fazer sua própria sorte e até mesmo ir contra a maré, driblando as adversidades e dificuldades , assim facilitando seu percurso.
Eu admiro o provérbio e acredito nele com algumas ressalvas. É claro que embarcações afundam, temos como exemplo o clássico Titanic, e tambem podemos ter troncos com alguma boa pitada de sorte, mas como Maquiavel diz : Não existe sorte sem virtude, o tronco tem que ser “forte”rs .
Mas o importante desse texto é que eu acredito que podemos fazer nossa própria sorte, nosso próprio destino, não podemos ficar esperando que algo aconteça , nem que alguem nos ajude, nem que algo apareça … Temos que agir sempre ! E esse assunto leva à seguinte pergunta : Temos o poder de mudar o mundo ? A resposta é simples : Não ! É verdade , não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmo, e assim , nos transformando em pessoas melhores, estaremos contribuindo cada vez mais para a mudança do mundo para melhor. Eu quero deixar um mundo melhor para meus filhos e netos... e você , tbm quer ?

E no final a verdade é, se podemos mudar para pessoas melhores, por que não o fazer... Assim poderemos mudar o mundo finalmente, transformando essa terra de aparências e mentiras, em um mundo de sinceridade e fraternidade entre irmãos... Será que é possível ?

O importante e nos perguntarmos, o que eu fiz hoje de bom para o mundo ?
Eu fiz o bem hoje ?
Ajudei alguem ?
Fiz alguem feliz ?
Mudei alguma coisa ?
Estou melhor do que ontem ?
Estou contribuindo para um futuro melhor ???

Faça a diferença você também, se você é meu amigo e está lendo esse texto, tenho certeza de que você é capaz de ser algo muito além do que é agora !!!!

Vamos evoluir sempre !!!!